top of page

Sabores da Fazenda

 

A criação de vacas leiteiras é uma prática antiga na fazenda. O leite ordenhado todas as manhãs serve de ingrediente para os nossos pães e queijos artesanais que fazemos para consumo próprio e sob encomenda para nossos hóspedes. Quando vier à Lumiar e quiser experimentar estas duas delícias, encomende na reserva ou apenas cite a vontade de experimentar para que possamos prepará-los para a sua estadia.

Pão Artesanal

 

O nosso pão artesanal é feito com leite ordenhado das nossas vacas puérperas, farinha de trigo (refinada ou integral), sal, ovos, açúcar e fermento.
 

"Pão" origina-se do latim pane e é um produto alimentício resultado do cozimento de farinha com água e sal refinado. Segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque.  Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho (chamado bolota, lande ou noz) e seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas.

 

A fermentação é o segredo do pão que conhecemos hoje.

 

O pão levedado foi inventado no Egipto, onde, há cerca de 6 000 anos atrás, seria descoberta a fermentação. Ele foi ganhando diversas combinações através dos tempos e das culturas que o produzem.

Queijo Fresco Artesanal (queijo minas frescal)

 

O nosso queijo fresco artesanal é feito com leite o recém ordenhado de nossas vacas, aliado ao processo de coalho lento e natural.
 

A história do Queijo Minas tem influência portuguesa. A chegada dos portugueses ao estado de Minas Gerais, após a descoberta do ouro no século XVIII, levou para lá a antiga tecnica de queijo coalhado feito com leite fresco que foi adaptada para ser usada no Brasil e ainda enfrenta problemas com as leis referentes de conservação alimentícias - mas que conferem à produção e ao sabor do queijo fresco seu sabor e experiências degustativas inigualáveis.

 

Em 2002, o queijo minas foi reconhecido como "Patrimônio Imaterial" pelo Instituto  Estadual do Patrimônio Histórico (IEPHA) de Minas Gerais. Anos depois, foi reconhecido nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), que o nomeou como "Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro".

 

Um queijo fresco de qualidade é produzido com leite ordenhado no mesmo dia e não passa por nenhum pocesso de pasteurização.

 

Veja nosso processo de produção e experimente essa delícia!

 

bottom of page